Tortellini com recheio de frango

_

Apetece-lhe viajar? Vamos a Itália!

A comida italiana é das mais confeccionadas cá em casa. Massas, pizas, risotti… Vamos fazendo de tudo um pouco.

O que nos estava a faltar na lista era a massa fresca e, agora, decidimos aventurar-nos nesta empreitada. É realmente uma trabalheira, mas o sabor e a quantidade de combinações possíveis compensam. Se tem tempo e imaginação, embarque nesta viagem. Pegue na nossa receita de base de massa fresca e junte os ingredientes de que mais gostar.

Até para a semana!

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 3/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Preparação da massa fresca:

 

Bata os ovos com a água. Coloque a farinha numa tigela, faça-lhe uma cova ao meio e deite-lhe a mistura anterior. Misture bem e acrescente o sal. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e trabalhe-a durante pelo menos 10 minutos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha para que a massa fique macia e lisa.

 

Para o tortellini, pique o peito de frango numa picadora. Numa tigela, misture muito bem o frango, o queijo, as gemas de ovo, a raspa de limão, a noz-moscada e o sal. Reserve.

Retire ¼ da massa fresca e guarde a restante tapada com um pano húmido. Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada até ficar muito fina. Corte rodelas de 5 cm com o corta-massas ou com a ajuda de um copo. Deite ¼ de uma colher de chá de recheio no centro de cada rodela. Molhe os bordos de cada uma e dobre as rodelas ao meio. Comprima bem os bordos e molde pequenos anéis esticando as pontas e juntando-as firmemente, pressionando com cuidado.

Trabalhe o resto da massa do mesmo modo. Coza os tortellinis em água a ferver temperada de sal por 8 a 10 minutos. Vá mexendo com uma colher de forma a não pegarem.

 

Sugestão: sirva-os polvilhados de queijo parmesão ralado ou com o seu molho preferido.

Boa viagem, Espiga
_

Divirta-se a colorir a sua massa

Se a sua perícia e imaginação (e tempo!) o permitirem, poderá preparar massas coloridas com vegetais: espinafres, cenoura, beterraba, entre outros. Vão colorir e dar um sabor especial à sua massa.

_

Dicas para cozer massa

  • Coloque-a na panela apenas quando a água, em quantidade abundante, estiver a ferver;
  • Para não cozer demais, nunca a deixe cozer mais de 8 a 12 minutos (dependendo da sua espessura), sempre em panela destapada;
  • Para não colar, coza-a com um fio de azeite ou óleo, facilitando, assim, a sua soltura;
  • Experimente colocar ervas aromáticas durante a sua cozedura.

No final, passe por água fria e escorra-a bem.

Para escolher as quantidades, tenha em consideração que, depois de cozida, a massa fica com o dobro do tamanho, sendo aconselhável 80 a 100 g por pessoa.

Notas e Memórias

0 comentários