Torta de bacalhau

_

O nosso “fiel amigo”!

O bacalhau seco é um ingrediente bem português e a base de vários pratos típicos. Pense bem: conhece muitas pessoas que não gostem de bacalhau? Certamente, não serão muitas.

Aqui, entre o grupo do «Viagens à Mesa», o bacalhau é adorado. Gostamos de cozinhá-lo de qualquer maneira, mas, recentemente, descobrimos esta fantástica receita de torta de bacalhau que vai levá-lo numa viagem por sabores. Acredite!

Vamos lá a imprimir a lista de compras e experimentar. Queremos saber opiniões.

Tempo: 2/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 2/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Preparação da massa:

Pele e reduza as batatas cozidas a puré. Envolva neste os espinafres triturados, assim como o leite, a farinha, o azeite e o tomate e cebola. Acrescente as gemas dos ovos e tempere com sal. Bata as claras dos ovos em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta a mistura para um tabuleiro rectangular previamente untado com manteiga e polvilhado com o pão ralado alho e salsa.

Leve ao forno, durante 25 minutos, a 190° C. Retire do forno e desenforme sobre uma folha de papel vegetal previamente polvilhada com pão ralado alho e salsa. Sobre a massa cozida, espalhe o recheio de bacalhau, enrole, com a ajuda do papel vegetal, e deixe repousar, até arrefecer por completo.

 

Preparação do recheio:

Refogue os alhos esmagados na manteiga. Junte o bacalhau, o alho e salsa e as pimentas branca e da Jamaica. Retire do lume e envolva os picles e a maionese.

 

Sugestão:

Sirva a torta acompanhada com salada fresca de alface ou de agriões e temperada com molho de vinagrete balsâmico.

Boa viagem, Espiga

Sabia que

A nossa relação com a pesca e o consumo de bacalhau é um fenómeno que remonta à chegada dos portugueses à Terra Nova no século XVI?

Notas e Memórias

0 comentários