Tapas de Verão

_

Verão também é sinónimo de petiscos!

O Verão é, também, a época do ano em que existe maior convívio à volta da mesa. E, nesta altura, reinam os petiscos, por todos os motivos e mais alguns. Ora é para nos juntarmos com o primo que está na Suíça e que vem de férias, ou para descontrair depois da praia, ou ainda para acompanhar aquela cerveja que bebemos depois do trabalho. Qualquer desculpa serve e é bem-vinda!

Esta semana, lembrámo-nos de um petisco “à espanhola”, que pode ser feito com todo o tipo de ingredientes a gosto. Experimente várias “roupagens” e surpreenda os amigos.

Até para a semana.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Para a preparação da base, envolva a farinha com o azeite e tempere com o sal e os orégãos e cebola. Acrescente o ovo e a água, aos poucos, amassando, até obter uma massa homogénea e maleável. Deixe repousar por 20 minutos. Estenda a massa sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e corte-a aos triângulos e aos rectângulos de 3 por 7 centímetros. Enrole uma das pontas dos rectângulos de massa e disponha num tabuleiro. Enrole uma folha de alumínio sobre o comprimento, de modo a obter um rolo, e coloque-o noutro tabuleiro. Disponha os triângulos de massa dobrados sobre o rolo de alumínio e leve os tabuleiros ao forno, a 170o C, por 25 a 30 minutos.

Para a preparação das tapas de beringela, corte cubos de beringela, disponha-os num tabuleiro, polvilhe com o sal e alho e o aneto em folha, e regue com um fio de azeite. Sobre estes, disponha pedaços de queijo de cabra. Reserve.

Para a preparação das tapas de tomate recheado, envolva o miolo de pão picado com os orégãos e cebola e regue com um fio de azeite. Tempere as metades de tomate-cereja com o sal e o manjericão em folha, e recheie com o preparado anterior. Coloque-os igualmente no tabuleiro e leve ao forno, por 8 minutos. Retire e disponha os tomates-cereja sobre as bases estaladiças rectangulares, ligeiramente barradas com queijo mascarpone e decoradas com orégãos. Sobre os triângulos, coloque a beringela gratinada em cama de folhas de rúcula.

 

Sugestão:

Se quiser abreviar esta receita por falta de tempo, substitua as bases de massa por mini-tostas de pão torrado.

Boa viagem, Espiga
_

Sabia que...

As Ervas de Provence Espiga são uma mistura de ervas da região da Provença francesa, como, por exemplo, orégãos, segurelha, tomilho, alecrim e alfazema?

Notas e Memórias

0 comentários