Sopa de Tomate com crotões

_

Não nos fartamos de tomate!

E lá voltamos nós com o tomate! É verdade, para nossa tristeza, a sua época está mesmo a terminar. Este é um alimento pelo qual temos verdadeiro fascínio e, curiosos que somos, pesquisámos um pouco. Ficámos a saber que, até ao século XVIII, o tomate era considerado venenoso, servindo, sobretudo, como planta ornamental. Acreditava-se que a sua ingestão era perigosa, o que não era de todo descabido. Aliás, hoje, sabemos que o alimento ainda verde e as suas folhas contêm uma substância tóxica.

Que bem que vai saber esta sopinha de tomate perfumada com manjericão. Não acha?

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Para os crotões:

Prepare a massa com a farinha para pão branco, seguindo as instruções da embalagem. Utilize metade da massa para envolver com os orégãos e cebola. Com esta massa, molde bolas pequenas e coloque-as num tabuleiro. Regue com o azeite e leve ao forno, por 20 minutos, a 190° C. Tenda a restante massa, muito fina, e polvilhe com o alho e pimentão. Corte em palitos finos e triângulos pequenos, disponha num tabuleiro e leve ao forno, por 20 minutos, a 190° C.

Para o creme do tomate:

Refogue a cebola e os alho laminado no azeite. Junte o tomate em pedaços, sem pele e sem sementes, e o açúcar. Acrescente as batatas em cubos pequenos, deixe refogar um pouco e regue com cerca de 6 dl de água. Tempere com manjericão, sal e pimenta branca, e cozinhe lentamente, por 20 minutos. Rectifique os temperos e triture. Decore a sopa com manjericão e sirva com os crotões, os palitos ou os triângulos.

Boa viagem, Espiga
_

Faça fácil em sua casa!

Sabia que pode fazer os crotões caseiros? Nesta receita, indicamos-lhe as farinhas preparadas para pão da Branca de Neve, mas pode utilizar sobras de qualquer tipo de pão que tenha lá por casa, de preferência, caseiro. Corte-o em cubos pequenos e frite em azeite e alho.

Notas e Memórias

0 comentários