Sonhos de Pescada c/ Risotto de Lima

_

Quer viajar connosco até Itália?

Já alguma vez preparou um risotto? Nós nunca tínhamos experimentado também. Parece que, afinal, não é um arroz “espapaçado” e é, realmente, muito saboroso e versátil. Podemos confeccioná-lo com todo o tipo de alimentos. Para esta primeira aventura, e para aproveitar os últimos dias quentes, resolvemos dar-lhe um sabor cítrico e fizemo-lo com lima, a acompanhar com uns sonhos de pescada que estavam simplesmente fantásticos.

Ah, e não pense que o risotto se confecciona com qualquer arroz. Tem de procurar arroz arbóreo ou outro arroz próprio para risotto. Veja no seu supermercado. Experimente e depois venha mostrar-nos como ficou.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Leve um tacho ao lume com a água, o louro e a pimenta preta em grão, deixe ferver por 5 minutos e junte as postas de pescada. Tempere com sal e cozinhe por mais 5 minutos. Reserve no caldo, para arrefecerem. Escorra e escolha o peixe de pele e de espinhas. Numa tigela, coloque o peixe e envolva a farinha, previamente peneirada com o fermento, e as gemas batidas e, de seguida, as claras batidas em castelo. Rectifique o sal, junte a salsa picada e a mistura de limão e salsa. Aqueça o óleo e frite colheradas do preparado. Deixe dourar de ambos os lados e retire com uma escumadeira. Escorra sobre papel absorvente e reserve.

Para o risotto:

Refogue a cebola e o alho laminado na manteiga. Junte o arroz, refresque com vinho branco e regue com o caldo de peixe reservado. Mexa ocasionalmente e, à medida que o líquido vai evaporando, junte mais caldo. Cozinhe por mais 12 minutos em lume brando. Rectifique os temperos, junte a raspa de lima, polvilhe com o queijo parmesão e sirva, a acompanhar os sonhos de pescada.

Boa viagem, Espiga
_

Limão e Salsa: o que fazem pela sua saúde?

Rico em vitamina C e com características antioxidantes, o limão é um dos citrinos mais utilizados em culinária. A salsa, com o seu aroma intenso, pode ser usada fresca ou seca. É considerada uma planta estimulante, que ajuda a abrir o apetite e que auxilia o funcionamento do sistema circulatório. É, também, uma planta muito rica em vitamina C e ferro.

imagem

Conhece a origem?

A mistura Limão e Salsa Espiga é composta por dois dos ingredientes mais utilizados na dieta mediterrânica. O limão é o fruto de uma árvore de folha persistente, originária do sudeste da Ásia e que, posteriormente, se espalhou por todo o mundo, nomeadamente, pela Europa. A salsa é uma erva natural da Europa, mais propriamente da zona do Mediterrâneo.

Notas e Memórias

0 comentários