Quiche Provençal de Tomate

_

Tomate! Estamos na época dele...

Hum… E lá trazemos nós mais uma receita de tomate!

Desta vez, uma quiche à maneira da Provença! Juntámos tomate com manjericão, essa mistura tão tipicamente italiana, e ficou verdadeiramente maravilhosa.

Um dos resultados das nossas pesquisas sobre o tomate foi descobrir a sua origem. Afinal, de onde veio o tomate? Pelos vistos, por ser tão usado em Itália, em molhos e massas, existe a falsa ideia de que a sua origem é italiana. Na verdade, o tomate foi primeiro consumido nas civilizações inca, maia e azteca, e pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana, que eram desconhecidos do Velho Mundo.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Prepare a massa, envolvendo a farinha com o azeite e juntando uma pitada de sal, o ovo e a água. Amasse bem, até obter uma massa homogénea. Cubra com um pano e deixe levedar. Entretanto, corte o tomate ao meio e polvilhe com sal, e, se gostar do aroma, com manjericão. Coloque num tabuleiro refractário e regue com o azeite. Leve ao forno, a 190o C, durante 15 minutos. Tenda a massa com um rolo de cozinha e forre com ela uma forma de quiche, previamente untada com spray para untar. Espalhe, no fundo, o queijo e o bacon aos pedaços. A seguir, bata os ovos com as natas e tempere com a pimenta branca moída, o manjericão em folha e os orégãos. Verta na tarteira e disponha por cima o tomate assado. Leve ao forno durante 25 minutos. Retire do calor e desenforme num prato de servir. Sirva a quiche decorada com o manjericão fresco.

Boa viagem, Espiga
imagem

Origens

O manjericão chegou-nos do Oriente. É uma erva que tem como benefícios para a sua saúde ser rica em vitamina K, ferro, cálcio e vitamina A.

_

Curiosidades

Sabia que o manjericão é uma erva obrigatória nos molhos de tomate? O pesto, o famoso molho da cidade de Génova, também não vive sem esta erva.

Notas e Memórias

0 comentários