Peru recheado com molho de romã

_

No nosso Natal, não falta o peru

São muitas as tradições de Natal. De norte a sul do país, desde o bacalhau ao polvo, do borrego às couves, em Portugal come-se um pouco de tudo e, no Natal, não é excepção. Contudo, o peru não é exclusivo português, mas sim a ave mais tradicional do Natal por todo o mundo. No ano passado, experimentámos esta receita de peru recheado e incrementámo-la com um molho de romã fantástico. Nós achamos a romã um fruto muito natalício e até a utilizamos muito nas nossas decorações. É também um fruto muito associado à fecundidade e ao amor, tão próprio desta época.

Desejamos-lhe uma ceia de Natal cheia de sabor… E amor.

Um feliz Natal e até para a semana!

Tempo: 3/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 2/3

Classificação (0 votos)

Preparação

De véspera, coloque o peru num recipiente com água salgada e os ingredientes da marinada. No dia, escorra o peru e coloque-o com as pernas atadas e os restantes ingredientes da marinada num tabuleiro.

Para o recheio, corte os miúdos em pedaços e cozinhe no vinho do Porto, até evaporar o líquido. Junte o miolo de pão, a carne picada e a morcela. Triture, tempere com sal e a salsa picada e junte os frutos secos picados e as azeitonas. Coloque o recheio na cavidade do papo da ave, fechando-o com a própria pele.

Envolva o açafrão e o colorau com a margarina e barre o peru. Leve ao forno, a 180°C, a assar, por 4 a 5 horas, regando com o próprio molho e o vinho branco.

Para o molho, envolva o caldo e o sumo de romã com o amido de milho e leve ao lume, mexendo até reduzir a metade. Tempere com sal e alecrim moído. Junte os bagos de romã e sirva numa molheira com a carne.

Boa viagem, Espiga
_

Curiosidades

O tomilho europeu é uma planta de folhas sempre verdes, que, nos meses de Maio e Junho, se cobre de pequenas flores cor-de-rosa.

_

O tomilho na cozinha

É uma das plantas aromáticas com mais utilizações na cozinha, tendo a vantagem de ser tão boa fresca como seca. É indicada para pratos que exigem uma cozedura longa, acompanhando bem porco, frango e peixe. Experimente também deitar uma pitada nos ovos mexidos. Porém, atenção, o seu sabor é forte e gosta de sobrepor-se a todos os outros.

Notas e Memórias

0 comentários