Ovos primavera

_

Ovos: um dos símbolos da Primavera

Desde os tempos antigos que a oferta de ovos, pintados ou decorados, era uma forma de celebrar a renovação da Natureza no período do equinócio de Primavera.

Esta estação do ano, em conjunto com a celebração da Páscoa, simboliza um tempo de renovação e de mudança. Assim, resolvemos fazer uns ovos especiais e homenagear esta época tão importante.

Pode servi-los como entrada para um jantar ou para um almoço especial, ou ainda servi-los como prato principal com vários acompanhamentos.

Até para a semana.

Tempo: 2/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Com abacate:

Corte os ovos ao meio e separe as gemas, esmagando-as com um garfo. Adicione a cebola picada, a pêra-abacate e a maionese, e envolva. A seguir, tempere com sal, as ervas finas e o limão e pimenta, e recheie novamente as claras de ovo.

Decore a gosto.

 

Com caviar:

Corte os ovos ao meio, retire as gemas e esmague-as. Junte a maionese e tempere com o cebolinho e sal. Recheie as claras de ovo novamente e decore com o sucedâneo de caviar e ovas de salmão.

 

Com salmão:

Corte os ovos ao meio, retire as gemas e esmague-as. Tempere com as 5 pimentas e recheie as claras de ovo novamente. A seguir, disponha por cima o salmão fumado em pedaços. Bata as natas em neve e, com o auxílio de um saco pasteleiro, coloque uma roseta sobre o salmão.

Decore a gosto.

 

Com aneto e salmão:

Corte os ovos ao meio e separe as gemas. Junte-lhes as natas e esmague-as com um garfo. Tempere com sal e recheie novamente as claras de ovo. Disponha por cima o salmão fumado enrolado e decore com a rodela de lima cortada em pedaços. Por fim, polvilhe com o aneto

 

Com queijo creme:

Corte os ovos ao meio. A seguir, disponha, sobre as gemas, o queijo creme em forma de rosetas, com a ajuda de um saco pasteleiro. Coloque por cima o tomate cortado em pedaços pequenos, assim como as azeitonas fatiadas. Tempere com sal e o tomate e orégãos.

 

Com nata azeda e caviar:

Corte os ovos ao meio. A seguir, bata as natas em neve e junte umas gotas de vinagre balsâmico. Com o auxílio de um saco pasteleiro, disponha sobre as gemas de ovo. Coloque por cima o sucedâneo de caviar e tempere com o alho e pimentão.

Boa viagem, Espiga
_

Sabia que...

Os ovos são usados na Páscoa pelo seu simbolismo de vida e nascimento. Tradicionalmente, o povo pintava ovos para oferecer. Já bem mais valiosos eram aqueles que os nobres ofereciam uns aos outros.

_

Ovos famosos

Os ovos mais conhecidos serão, provavelmente, os que os czares russos encomendavam ao joalheiro russo Fabergé. Eram autênticas jóias, feitas de ouro e prata, e decoradas com esmalte, pedras preciosas e desenhos em miniatura.

_

Os ovos são bons e baratos!

Apesar do grande alarme que agora se faz relativamente ao consumo de ovos, poucos alimentos são tão ricos e completos. Para além disso, são um alimento relativamente barato, muito fácil de preparar, consumir e digerir… Com moderação!

Notas e Memórias

0 comentários