Lombos de Pescada gratinados

_

Viagem pelo Mediterrâneo

Está na hora de fazer limpezas. E isto inclui também o nosso organismo.

Esta semana, decidimo-nos por um peixe, acompanhado de legumes, bem à moda mediterrânica. Já que este tipo de alimentação, tão comum na cultura portuguesa, é tão saudável, devemos aproveitar e tirar o maior partido dela, não acha?

Fomos ao supermercado e comprámos uns bons lombos de pescada congelados. No mercado de rua, escolhemos os melhores legumes para acompanhar. O resultado só podia ser fantástico!

Tempo: 1/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 220° C. Descongele os lombos de pescada e tempere com o sal e alho, e sumo de limão. Num tacho, deite a mistura de manteiga e margarina, e estufe os legumes. Tempere com sal, a pimenta preta e os coentros moídos. Reserve.

Numa frigideira antiaderente, cozinhe os lombinhos de pescada até ficarem loirinhos. Polvilhe-os com o alho e salsa. Deite o preparado de legumes num pirex, fazendo uma camada. Coloque os lombinhos sobre os legumes.

Faça o molho bechamel, levando ao lume a margarina num tacho até derreter; junte a farinha e mexa bem. Adicione o leite quente em fio, mexendo sempre, para não fazer grumos. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos, até obter uma mistura cremosa. Tempere com as pimentas branca e da Jamaica. Deite este creme sobre os lombinhos, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno, a gratinar, durante cerca de 10 a 15 minutos.

Boa viagem, Espiga
_

Curiosidades

Sabia que a dieta mediterrânica foi considerada património imaterial da Humanidade pela UNESCO?

_

Sabia que…

A pesca sempre fez parte da cultura humana, tomando lugar integrante na identidade cultural de muitas comunidades, cuja economia e sociabilidade dependiam daquela actividade.

Notas e Memórias

0 comentários