Legumes no Wok

_

Um salto ao Oriente

Podíamos começar por dizer que adoramos comida oriental, os molhos, os legumes, o uso das especiarias, etc., mas do que nós gostamos mesmo é de comer. E comer bem! Assim, a comida oriental não é excepção. Quando bem confeccionada, é excepcional!

Hoje em dia, encontramos as mais variadas opções de bons livros onde se ensinam os truques deste tipo de cozinha.

A Espiga disponibiliza uma gama oriental completa, uma ajuda preciosa para os seus pratos, que vai desde as pimentas ao cardamomo ou ao gengibre. Já experimentou?

Tempo: 1/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Descasque as cebolas e corte-as em pequenos cubos. Lave e limpe as curgetes e as beringelas, e corte-as, no sentido do comprimento, em triângulos da grossura de um dedo. Descasque os tomates, corte-os ao meio, retire-lhes o miolo e corte-os em pedaços pequenos. Abra os pimentos ao meio, limpe as sementes, lave bem e corte em bocados grandes. Aqueça o óleo no wok e cozinhe os legumes com o alho laminado separadamente, durante 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Coloque, depois, os legumes todos juntos no wok e tempere com o sal marinho e a pimenta preta moída na altura. Coloque os grãos de mostarda e as sementes de cardamomo verde num almofariz e desfaça-os. Junte-os aos legumes e mexa. Limpe e lave as ervas, pique-as finamente e junte-as aos legumes, à medida que acrescenta o caldo de legumes. Mexa bem. Deixe ferver 2 a 3 minutos. Coloque as sementes de sésamo dourado no wok e torre-as sem gordura. Espalhe por cima dos legumes e sirva.

Boa viagem, Espiga
imagem

Origens

A semente de cardamomo verde provém de uma planta, da família do gengibre, cuja distribuição geográfica se estende desde a Índia até à Malásia. O seu sabor é fresco e levemente picante, cada cápsula contém até vinte sementes, que devem ser moídas apenas no momento do seu consumo.

Aromatiza pratos de aves, arroz, cozidos, legumes, maçãs assadas e saladas de frutas. Adicione ao caril ou às massas de bolos. Deite uma pitada no café ou no chocolate quente.

_

Curiosidades

O cardamomo é também indicado como antídoto para o veneno de algumas cobras e de escorpiões.

Notas e Memórias

0 comentários