Frango Mediterrânico

_

Frango para a família

Há alguma coisa melhor do que um frango assado no forno? E, se for com os “nossos” temperos do Mediterrâneo, vai saber tão bem!

Acrescentámos-lhe as fantásticas misturas de Limão e Salsa Espiga e de Tomate e Alho Espiga, que lhe deram um toque fantástico.

E este frango é muito especial, pois foi-nos oferecido por amigos que têm um pequeno galinheiro e que fazem a sua própria criação para consumo. A carne é suculenta e deliciosa, e faz-nos lembrar as nossas férias na aldeia, onde comíamos o frango na púcara feito pelas nossas avós. Esta é uma receita que já nos fez viajar, pelo menos, à nossa infância.

Tempo: 3/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 2/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Prepare a marinada para o frango. Misture o vinho, o limão e salsa, o tomate e alho, o alecrim, o tomilho, o estragão, o sal e a pimenta preta; amasse um pouco num almofariz, e barre o frango, por dentro e por fora, com a mistura. Deixe tomar gosto durante, no mínimo, 3 a 4 horas.

Pré-aqueça o forno a 200º C. Corte as cebolas às rodelas e disponha-as numa assadeira. Coloque o frango por cima, com as batatinhas em volta. Tempere-as com sal e pimenta a gosto. Regue o frango com a restante marinada e azeite, e leve ao forno até ficar assado e douradinho. Vá virando o frango e as batatas a meio da assadura, e regue frequentemente com o molho.

Boa viagem, Espiga
_

Saiba mais

Rico em vitamina C e com características antioxidantes, o limão é o fruto de uma árvore de folha persistente, originária do sudeste da Ásia e que se espalhou por todo o mundo, nomeadamente pela Europa. A salsa é uma erva natural da Europa, mais propriamente da zona do Mediterrâneo. De aroma intenso, pode ser usada fresca ou seca. É considerada uma planta estimulante, que ajuda a abrir o apetite e que auxilia o funcionamento do sistema circulatório. É, também, uma planta muito rica em vitamina C e em ferro.

_

Aplicações

Utilize esta mistura para acompanhar bifes, peixes, mariscos, aves, secretas, sopas, cogumelos, cuscuz, curgetes ou vieiras. Junte à manteiga e sirva com gressinos, pão torrado ou crackers.

Notas e Memórias

0 comentários