Frango com iogurte e caril

_

Uma viagem por sabores exóticos!

Esta receita chegou-nos através de um livro de cozinha oriental, como tantos outros que folheamos. São páginas e páginas de receitas que vemos anualmente, o que complica a nossa tarefa quando queremos testar uma receita, mas já não nos lembramos onde a encontrámos.

Este foi um desses casos. Lembrávamo-nos de a ter visto, os ingredientes que a compunham e, até, algumas partes da preparação. Assim sendo, é uma receita adaptada do livro”x”, que vimos “algures”, em “determinado momento” no ano passado.

Mas surpresa das surpresas. Agradou aqui pelos nossos lados.

Vamos ver como resulta pela sua casa. Até para a semana!

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Limpe o frango de pele e gorduras e corte-o em pedaços pequenos. Tempere com sal e limão e pimenta.

Num tacho, aqueça o azeite e junte os coentros em grão esmagados. Adicione o frango e deixe corar. Acrescente o caril, a cebola e os alhos picados. Refogue um pouco e refresque com o vinho. Assim que levantar fervura, junte a polpa de manga esmagada e o leite de coco. Aromatize com folhas de menta e rectifique o tempero. Cozinhe em lume brando, por 15 minutos.

Entretanto, prepare o arroz, levando ao lume um tacho com a água temperada com sal, a manteiga, o pau de canela, a cebola inteira e algumas gotas do limão; deixe ferver por 2 minutos e junte o arroz. Envolva e cozinhe em lume brando, com o tacho tapado, por 12 minutos.

Retire o frango para um recipiente de servir. Incorpore os iogurtes no molho e transfira-o para uma molheira. Sirva a acompanhar o frango e o arroz, polvilhados com miolo de amêndoa, em recipientes separados.

Boa viagem, Espiga
_

Sabia que...

A canela é uma das cinco especiarias que compõem o conhecido pó chinês “cinco especiarias chinesas. Para preparar o seu tempero junte canela em pó, anis estrelado, sementes de erva-doce, cravo-da-índia e pimenta-de-sichuan.

_

Uma opção às “cinco especiarias chinesas”

“Se não tiver todas estas especiarias, um pau de canela e um anis estrelado são suficientes para dar uma rica profundidade oriental ao caldo de carne. Basta juntar as sobras de carne assada, noodles de arroz, cebolinha verde, hortelã e chili para fazer um falso (mas delicioso) pho vietnamita.” in O Dicionário dos Sabores – combinações, receitas e ideias para o cozinheiro criativo, de Niki Segnit, Editora Lua de Papel, página 263.   

Notas e Memórias

0 comentários