Cuscuz com legumes e Tofu

_

Cuscuz: versátil e fácil de preparar!

No Verão, usamos e abusamos do cuscuz. Como acompanhamento ou como prato principal, é sempre uma solução deliciosa e muito fácil de preparar. Experimente-o nesta deliciosa receita onde só usámos tofu e vegetais. Uma verdadeira delícia!

 

Sugestão:

Utilize os seus legumes preferidos e combine-os como mais gostar.

Até para a semana.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Para a preparação do cuscuz, leve o caldo de galinha ao lume até ferver. Tempere com sal e pimenta. Coloque o cuscuz numa tigela grande e regue com o caldo quente. Envolva e deixe repousar por 5 minutos. De seguida, regue o cuscuz com o azeite, tempere com mais sal, se necessário, e solte os grãos de cuscuz com um garfo. Reserve.

Para a preparação dos legumes, corte o pimento, as cebolas e os alhos em tiras, e o tomate em quartos, limpo de sementes. Junte os pimentos-padrão aos legumes anteriores e leve tudo a saltear no azeite quente, até amaciar. Tempere com o sal, a pimenta branca moída e os orégãos e cebola. Reserve.

Para a preparação do tofu, corte-o em pedaços e tempere com o sal, a pimenta branca moída, o pimentão e louro e o alho e coentros. Regue com o sumo de limão e deixe tomar gosto por 20 minutos. Aqueça o azeite e core os pedaços de tofu, virando-os de um lado e do outro, até dourarem. Rectifique os temperos e envolva os coentros frescos.

Sirva o cuscuz com os legumes salteados e o tofu. Aproveite o azeite de saltear os legumes e o tofu para servir à parte, como tempero do cuscuz.

Boa viagem, Espiga
_

Cozinhar o cuscuz

“Já pensou em juntar um gratinado de abóbora e queijo de cabra com cuscuz misturado com grão-de-bico, pinhões torrados, cebola roxa finamente picada e muita salsa e hortelã picadas? Fica uma delícia!” In O Dicionário dos Sabores. Combinações, Receitas e Ideias para o Cozinheiro Criativo (p. 281), de Niki Segnit (Lua de Papel).

_

Os pimentos e as suas cores

“Os pimentos verdes, quando amadurecem, tornam-se pimentos vermelhos. Os amarelos e os laranjas têm mais pontos em comum com o sabor dos vermelhos, pois são mais doces e frutados. Os verdes são mais amargos e têm um sabor mais fresco e herbal.” In O Dicionário dos Sabores. Combinações, Receitas e Ideias para o Cozinheiro Criativo (p. 249), de Niki Segnit (Lua de Papel).

Notas e Memórias

0 comentários