Cocktail de Guacamole com Camarão

_

Viagem aos trópicos

Sempre tivemos alguma curiosidade em testar receitas com um toque tropical. Moquecas, chilis e afins fazem parte do nosso imaginário culinário, que adoramos comer em restaurantes típicos, mas que, até agora, ainda não ousámos experimentar “fazer” em casa. Confessamos que a nova gama tropical da Espiga deu uma grande ajuda!

Espreite e diga o que acha da nossa “aventura” com este guacamole ao estilo mexicano.

Tempo: 1/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Ferva o gindungo no azeite e reserve. Leve os camarões a cozer em água fervente temperada com o sal e as 5 pimentas moídas na altura, por 5 minutos. Retire, deixe arrefecer e descasque os camarões, deixando a cauda. Retire o gindungo do azeite. Descasque o abacate, retire-lhe o caroço e triture-o com o azeite fervido. Envolva a cebola picada e tempere com o pimentão-doce e com o louro moído. Junte o sumo de meio limão e distribua por recipientes de servir ou taças de degustação. Componha com o camarão descascado e a rúcula. Decore com triângulos do restante limão e sirva bem fresco. Experimente servir com tiras de milho ou batatas fritas tipo chips.

Boa viagem, Espiga
imagem

Origens do Gindungo

Existe alguma controvérsia quanto à origem do gindungo. Alguns afirmam que é o nome angolano para designar malagueta ou piripíri, enquanto outros dizem ser uma outra espécie pertencente à mesma família.

_

Onde utilizar?

Uma coisa é certa, o gindungo é um condimento muito picante, que oferece um agradável paladar e que é imprescindível em muitas receitas das cozinhas africana, asiática, mexicana e brasileira.

Utilize-o em todo o tipo de pratos de carne, peixe ou marisco, ou em sopas e molhos.

Notas e Memórias

0 comentários