Caril de legumes

_

Aqui não se esquece a celebração do amor!

Imagine-se num cenário oriental, com a sua cara-metade, a celebrar este momento importante para os amantes do mundo inteiro. A carteira ou o tempo até podem não permitir lá chegar, mas o seu paladar certamente lhe permitirá.

O «Viagens à Mesa» traz-lhe uma receita que irá fazê-lo viajar à Índia ou a outros locais do oriente. Com caril e açafrão-das-Índias, melhor era impossível! E esta receita agrada também aos vegetarianos. No entanto, pode experimentar fazê-la com frango ou com gambas. Fica igualmente boa.

Surpreenda e celebre o amor. Até para a semana!

Tempo: 2/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 2/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Deixe alourar um pouco a cebola no azeite. Adicione as especiarias, mexendo sempre. Deixe que libertem todos os seus aromas. Adicione o tomate, limpo de peles e de sementes, e deixe que coza um pouco. Junte o grão-de-bico, a couve-flor e as curgetes, cortadas em pedaços. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos e rectifique os temperos. Finalmente, adicione o leite de coco e deixe levantar fervura. Sirva com os coentros frescos picados.

Para o arroz, leve ao lume a água com o cebolinho e o limão e salsa. Assim que levantar fervura, junte o arroz e tempere com sal. Envolva e cozinhe em lume brando, com o tacho tapado, por 12 minutos.

Para os chapatis, misture a farinha com a manteiga derretida, uma pitada de sal e a água, e amasse, até obter uma massa lisa e bem ligada. Deixe repousar por 10 minutos. Divida a massa em porções pequenas e molde bolas. Tenda-as finamente sobre uma superfície de trabalho, polvilhada com farinha e, depois, leve-as a tostar de ambos os lados, numa frigideira anti-aderente.

Por fim, sirva o caril de legumes e o arroz decorado a gosto, com os chapatis a acompanhar.

Boa viagem, Espiga
_

Afinal, o caril não é uma especiaria

A título de curiosidade, o caril não é uma especiaria indiana, como tantas pessoas pensam, mas uma mistura de especiarias, fabricada de propósito para os ingleses que sentiam saudades da sua colónia. O pó de caril que vemos à venda é preparado com cominhos, coentros, curcuma, pimentão, gengibre e pimenta, mas, diz a tradição, em relação ao caril, existem tantas receitas quantas as cozinheiras.

_

Sabe o que são chapatis?

Os chapatis são pães não levedados que fazem parte da gastronomia indiana e, tradicionalmente, são servidos com o caril.

Notas e Memórias

0 comentários