Bruschette com pasta de azeitonas

_

Surpreenda nos jantares lá de casa

Quando recebe convidados lá em casa, fica sempre na dúvida sobre o que servir-lhes como entrada?

Nós, no «Viagens à Mesa», servimos muitas vezes estas bruschette com pasta de azeitonas e cogumelos, que costumam arrancar elogios. Esta boa maneira italiana de começar as refeições já ganhou muitos apoiantes e é, também, muito versátil. É só dar largas à sua imaginação e utilizar os mais variados ingredientes. Também ficam fantásticas com salmão fumado, queijo creme e cebolinho. Experimente!

Até para a semana.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Prepare a massa com a farinha para pão saúde, seguindo as instruções da embalagem para preparação manual.

Num copo misturador, junte as azeitonas com o queijo ricota, a mostarda moída e 0,5 dl do azeite. Triture, com uma varinha mágica, até obter uma pasta. Corte os cogumelos em fatias e core-os no restante azeite e com os alhos picados. No fim, tempere com sal.

Depois de cozido, corte o pão em fatias. Barre com a pasta de azeitonas e espalhe, por cima, os cogumelos salteados. Por fim, polvilhe com os orégãos e cebola. Sirva com tomate-cereja aromatizado com manjericão fresco e temperado com o azeite onde salteou os cogumelos.

Boa viagem, Espiga
_

O que sabe sobre a mostarda?

A mostarda em grão consiste na mistura de pequenas sementes das várias plantas de mostarda, originárias das regiões temperadas da Europa e da Ásia.

Visto terem origem em diferentes plantas, as sementes têm várias tonalidades, que podem ir do branco ao preto.

_

Aplicações

Adicione a mostarda a pratos de carne, aves, ovos, salsichas, filetes de peixe e gratinados em geral, incluindo os de bacalhau. Combina perfeitamente com batatas, saladas e sanduíches. Use-a na confecção de maioneses, molhos, vinagretes, chutneys e pâtés.

Notas e Memórias

0 comentários