Broas de mel

_

Um doce para o Carnaval

Na nossa casa, é costume comer doces no Carnaval. Geralmente, fazemos as filhós alentejanas, mas, desta vez, quisemos algo ainda mais docinho, para fazer frente a este frio e animar a época festiva.

Assim, decidimo-nos por estas broas de mel, perfumadas com canela e erva-doce. São fáceis de preparar e rendem bastante. Ainda vai poder oferecer aos amigos.

Esta semana, deixamo-lo com esta receita tipicamente portuguesa, que, estamos certos, irá adorar. Então, vá lá “brincar ao Carnaval”!

Até para a semana.

Tempo: 2/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Leve ao lume a água e, assim que levantar fervura, adicione o azeite, a canela, o açúcar, o sal, a erva-doce e o mel. A seguir, junte a farinha de trigo, a farinha de milho e o miolo de noz, e envolva bem. Retire do calor e deixe arrefecer. Em seguida, retire porções pequenas da massa e molde, dando uma forma alongada. Disponha as broas num tabuleiro refractário, previamente untado com spray para untar, e pincele-as com o ovo batido. Leve ao forno, a 200o C, durante cerca de 25 minutos. Retire depois de cozidas e polvilhe com açúcar.

Boa viagem, Espiga
imagem

Origens

A canela é uma especiaria aromática, obtida a partir da casca do tronco interno de uma árvore, originária da antiga Ilha de Ceilão, o actual Sri Lanka.

_

Curiosidades sobre a canela

“A canela tem uma prima, chamada cássia (Cinnamomum), que surge em fragmentos de casca, ao contrário dos pergaminhos perfeitos da canela, e é consideravelmente mais barata. ” In O Dicionário dos Sabores. Combinações, Receitas e Ideias para o Cozinheiro Criativo (p. 262), de Niki Segnit (Lua de Papel).

Notas e Memórias

0 comentários