Bacalhau Dourado

_

Na nossa ceia há sempre bacalhau!

Olá amigos que nos acompanham nesta viagem gastronómica!

Para muitos dos portugueses, o bacalhau é um dos “habituais” na mesa de Natal. Em sua casa também é assim?

Nós somos fãs assumidos de bacalhau e, geralmente, incluímo-lo na nossa ementa para a véspera de Natal. Este ano quisemos ter um prato diferente do tradicional “Bacalhau com Todos”, e pensámos em incrementar a sua ceia. Este prato é ideal para famílias mais pequenas, uma vez que exige forno e um pouco mais de tempo na sua preparação. Mas acredite, é simplesmente delicioso!

Experimente, tire fotografias e partilhe-as na nossa galeria. Íamos adorar ver o resultado da sua ceia de Natal!

Até para a semana!

Tempo: 1/3

Custo: 2/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Coza o bacalhau, desfaça-o em lascas e reserve a água da cozedura. Pique as cebolas, deite-as num tacho com 1,5 dl de azeite e deixe que amoleçam. Depois, junte o bacalhau. Pique o presunto e o dente de alho grosseiramente, junte ao bacalhau e tempere com o pimentão e louro. Envolva durante cinco minutos em lume brando. Depois, tire do lume e polvilhe com a farinha de milho, misturando ligeiramente. Coza e pique os ovos. Numa frigideira, deite 0,5 dl de azeite, um dente de alho picadinho e a cebola e coentros. Esprema bem os espinafres previamente descongelados e coloque-os na frigideira. Deixe cozinhar até ficarem macios. Reserve.

Prepare o puré de batata utilizando a água de cozer o bacalhau (metade água, metade leite ou de outro modo que prefira. Pode também fazer o puré pelo método tradicional). Finalmente, disponha todos os ingredientes numa assadeira de tamanho médio: no fundo, os espinafres; depois, uma camada de preparado do bacalhau; e, por fim, o puré de batata. Pincele com ovo e cubra com os ovos picados.

Leve ao forno durante 10 a 15 minutos, a 180°C.

Boa viagem, Espiga
_

Conhece as diferenças entre o bacalhau?

Da próxima vez que comprar bacalhau, fique atento às diferenças. É que existem diversos tipos comerciais de bacalhau seco:

- bacalhau especial é o bacalhau com mais de 3 kg;

- bacalhau graúdo é o que tem entre 2 e 3 kg;

- bacalhau crescido tem entre 1 e 2 kg;

- bacalhau corrente pesa entre 1 kg e 0,5 kg;

- bacalhau miúdo pesa menos de 0,5 kg.

Notas e Memórias

0 comentários