Alho Francês Gratinado

_

A história do encanto europeu pelos vegetais!

Diz a História que, até à Idade Média, as cozinhas europeias não apresentavam grandes diferenças entre si. Só a partir da Era dos Descobrimentos, com a chegada de tantas novidades, os diferentes países começaram a mostrar as suas preferências. Os franceses encantaram-se pelos legumes e inventaram mil e uma receitas com vegetais. Diz-se que o Rei Luís XV foi um grande entusiasta dos legumes e que, junto ao seu Palácio de Versalhes, mandou cultivar uma horta real, onde se plantavam os mais variados vegetais. Terá sido ele o impulsionador do tão conhecido alho francês?

Teste esta nossa sugestão e partilhe connosco os resultados.

Tempo: 2/3

Custo: 1/3

Dificuldade: 1/3

Classificação (0 votos)

Preparação

Lave os alhos franceses e corte-os ao meio, no sentido longitudinal. Numa panela com água e sal, coza os alhos franceses com os ovos. Prepare o molho branco com o leite, a manteiga e o amido de milho. Tempere com sal, o alho picado, a salsa e a mistura de cebola e coentros. Reserve. Barre um pirex com um pouco de azeite. Disponha o alho francês, bem escorrido, e os ovos cozidos às rodelas. Cubra com o molho branco e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar entre 15 a 20 minutos, a 180° C.

Boa viagem, Espiga
_

Sabia que...

O alho francês pertence à família das cebolas e dos alhos?

É um vegetal comprido, com um sabor suave e aromático. A sua parte branca é a mais privilegiada, sendo utilizada em todo o tipo de pratos, mas as suas folhas verdes devem igualmente ser aproveitadas, especialmente em sopas.

imagem

Origens

O alho francês tem a sua origem na Ásia Central, e foi introduzido na culinária pelos egípcios, gregos e romanos, que depois o levaram para várias partes da Europa.

Notas e Memórias

0 comentários